Informativo da Secretaria Executiva do PRST

quinta-feira, 26 de maio de 2016

66ª REUNIÃO ORDINÁRIA: RETROSPECTIVA EM ATOS 6.7


Quando sai da nossa 66ª Reunião Ordinária, o que me veio à mente foi o texto bíblico no livro de Atos dos Apóstolos que, dentre outros, tem por objetivo fazer uma prestação de contas do andamento do Cristianismo em suas primeiras conquistas. Ao chegar em minha residência, passei e-mail à membresia do PRST com o texto: ‘‘...crescia a palavra de Deus e se multiplicava o número dos discípulos’’ (At. 6.7).
É possível que se pergunte o motivo da lembrança desse texto. Poderia muito bem ser para enfatizar a questão de que todo o resultado de nosso trabalho deve resultar em crescimento da Palavra e multiplicação de discípulos. Ou será crescimento da Palavra que gerará a multiplicação de discípulos?
Confesso que meu coração não pulsava dentro dessa perspectiva. Não que não tenhamos esse objetivo. O sentimento era que, depois de uma reunião, que marcadamente reflete a condição de nossas igrejas - paz, cordialidade, fraternidade e contentamento, não temos como não encarar a retrospectiva como uma condição de viver o presente e se projetar ao futuro como Igreja Presbiteriana do Brasil na força de sua dinâmica doutrinária, conciliar, fraterna e solidária. Essa dinâmica se faz ação em cada igreja federada de nosso PRST!
Podemos pensar o texto bíblico levando em conta que a Igreja de Atos gerava uma cultura de fé que até outras lideranças não-cristãs eram envolvidas por ela - ‘‘muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé’’. Isso me leva a considerar a importância do Instituto Reformado do Litoral Paulista (IRLP), implantado nessa reunião, o triunfo da doutrina reformada sobre o sincretismo religioso e a forma como se tem percebido sua força de atrair novo público ao fiel estudo das Escrituras em nossas igrejas e, finalmente, a ênfase em missão e evangelização que ventila sobre nós trazendo beleza aos nossos empreendimentos.
Meu desejo é que sejamos sempre levados para retrospectivas que animam, marcam o nosso ajustamento para a glória de Deus e o bem da obra do Senhor e estabelecem os nossos vínculos fraternos - como irmãos e representantes daqueles que esperam que a bondade de Deus chegue até eles através de nossa comunhão.

Fraternalmente,

Rev. J. A. Lucas Guimarães
Secretário Executivo - PRST


Informe-se mais:

Compartilhe:

Em destaque

CONVOCAÇÃO: 69ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRST

São Vicente/SP, 10 de agosto de 2017. Assunto: Convocação da 69ª Reunião Ord...

CONFIGURE O TEXTO DA POSTAGEM