Informativo da Secretaria Executiva do PRST

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

DA ORDEM DE SAUL OU DE DAVI?


       Gene Edwards escreveu um belíssimo livro, intitulado Perfil de Três Reis, que trata sobre liderança e o seguimento a partir da experiência que Davi teve diante do rei Saul.
Edwards declara: “Deus não tinha, mas desejava muito possuir, homens que pudessem viver em meio ao sofrimento”. Ele continua: “Deus possui uma universidade. É uma escola pequena. Pouca matrícula, ainda menor número de graduados. De fato, muito, muito poucos. Deus possui essa escola porque ele não tem homens quebrados. Mas tem vários outros tipos de homens; mas homens quebrados, quase nenhum. Na santa e divina escola de submissão e quebrantamento, por que são tão poucos os alunos? É porque todos os que se encontram nessa escola têm de sofrer muita dor. E, como você pode conjecturar, é frequentemente o dirigente não quebrantado (escolhido soberanamente por Deus), quem determina o castigo. Davi foi aluno nessa escola, e Saul foi o instrumento escolhido por Deus para esmigalhar Davi. À medida que a loucura do rei aumentava, crescia o conhecimento de Davi.”
Edwards sugestiona: “Davi tinha uma pergunta: o que fazer quando alguém arremete uma lança contra nós?” Ora, parece que todo mundo sabe como proceder. A gente agarra a lança e a arremessa de volta! E ao praticar essa pequena façanha de devolver lanças que lhe atiram, você provará que é valente, defende seu direito, é contra o erro, é forte e não se deixa levar por onde queiram, não dá lugar a injustiça nem a tratamento desleal, é defensor da fé, guarda da chama, detector de toda a heresia e não será vítima de injustiça. Edwards sugere que se Davi tomasse essa postura, certamente, seria candidato ao trono, mas segundo a ordem do rei Saul. Ele diz que anos depois teríamos Davi coroado e o mais incrível especialista na arte de arremesso de lanças em todo o reino. E também, com certeza, nessa altura completamente louco como Saul.
 Davi não arremessava as lanças de Saul de volta contra o rei. Nem fabricava ele mesmo lanças para atirar de volta. Ele apenas desvia-se ou fugia delas. E você? É da ordem de Saul ou de Davi? Saul está dentro de nós e ele se revela na arte de arremessar lanças. Diante de lanças arremessadas contra você qual sua atitude? Atira-as de volta ou desvia-se delas? Você está pronto a tomar a decisão de Davi e dizer: “Prefiro que ele me mate a aprender os seus caminhos e morrer a vir a ser como ele. Não seguirei a estrada que leva os reis à loucura. Não atirarei lanças, nem permitirei que o ódio se aninhe no meu coração. Nem me vingarei. Nem agora nem nunca. A vingança pertence a Deus?” A amargura de coração revela quando alguém foi atingido por uma lança e o quebrantamento revela quem vive a bendita arte de desviar de lanças. Deus nos abençoe!

        Rev. J. A. Lucas Guimarães
Compartilhe:

Em destaque

CONVOCAÇÃO: 69ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRST

São Vicente/SP, 10 de agosto de 2017. Assunto: Convocação da 69ª Reunião Ord...

CONFIGURE O TEXTO DA POSTAGEM